Sobre o Kinesio Taping
O método de utilização da Kinesio Taping foi desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase na década de 70, no Japão, e seu diferencial é a estimulação do sistema tegumentar, linfático e muscular, além da estabilização de articulações. Nos últimos anos, a técnica vem sendo uma grande aliada dos fisioterapeutas, que podem utilizar as fitas, sem restrições, em qualquer paciente.
As aplicações de Kinesio reduzem edemas e a dor de lesões musculares. Isto ocorre porque a dor causa pressão nos receptores, sensoriais e neurológicos, e é aliviada através das ondulações que a banda promove, elevando a pele, o que faz melhorar a circulação sanguínea, e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.
Além disso, promove tratamento e prevenção de lesões comuns, como distensões, tendinites e outras causas de dor e limitação funcional. Esta banda, além de ultraleve e elástica, é forte e altamente eficaz para o alívio da dor, estabilidade, suporte muscular e articular.
A técnica consiste na aplicação de uma fita especial e elástica sobre a área a ser estimulada. Estas fitas são peculiares por não limitar os movimentos e por poder ser utilizada por pacientes de todas as idades, até mesmo bebês, de forma a amenizar os efeitos de cólicas, ou no tratamento de pessoas que sofreram derrame ou paralisia muscular.
Para que serve
• Correção da função muscular: a bandagem é efetiva para recondicionamento de tensão anormal do músculo, ou para fortalecer o músculo enfraquecido.• Melhora da circulação sanguínea e linfática: a bandagem auxilia na absorção de edema ou hematoma.
• Alívio da dor: a supressão neurológica da dor ocorre após a aplicação da bandagem envolvendo o ventre muscular.
• Correção de deformidades articulares: a articulação é deslocada devido à tensão anormal muscular e pode ser corrigida com a bandagem que recupera a função da fáscia e do músculo.